segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Iniciando as atividades!

Pessoal querido, este é um blog que tem como objetivo... vários objetivos. Primeiramente, como havia comentado com alguns antes de viajar, acho muito prático o fato de fazer daqui algo como um diário de viagem, com as novidades, experiências, sensações, emoções e pensamentos que eu tiver e queira dividir com vocês. É claro que o contato individual via skype, e-mail, e as tantas outras possibilidades que a internet nos oferece para nos comunicarmos é indispensável, pois eu sinto uma faltinha profunda de cada um, e cada um de um jeito diferente, e somente este blog certamente não daria conta de ameniza-la. But, não podemos negar o fato de que inúmeras vezes as notícias que eu tenho pra contar acabam sendo as mesmas, e aqui encontrei um jeito de conta-las de uma vez só, para quem quiser ler e apreciar minhas impressões européias!
Outro objetivo muito importante, embora este seja mais pessoal, é de que neste blog posso depositar as lembranças que muitas vezes a memória não dá conta com o passar do tempo. Assim fica tudo aqui, guardadinho, com data, lugar, pessoas, imagens e tudo mais como um momento especial permitir ser registrado.
Como alguns devem ter percebido, este já é o início da minha terceira semana como moradora da capital da Catalunya. Os primeiros dias que cheguei aqui foram de muito trabalho para encontrar um apartamento e sair do hostel, e acho que só quem já passou por esta experiência aqui sabe como este processo é especialmente dificil em Barcelona. Enfim, este assunto merece um post inteiro de tão intenso e especial que foi, portanto assim o farei.
Depois de já instalada, com meu quarto próprio, internet, e a possibilidade de começar a escrever, fiquei até alguns dias atrás pensando se realmente deveria começar este blog, e por isso o atraso para coloca-lo no ar. Fiquei na dúvida pois acredito que uma das coisas importantes de se morar fora é, em certo grau, cortar o cordão umbilical que nos liga à nossa cidade, aos nossos conhecidos, e tudo aquilo que nos é familiar e que faz parte da nossa rotina. Vir morar em outra cidade significa deixar um jeito de vida para aderir a um outro, contextualizado pela diferente cultura, pelas diferentes pessoas e lugares. É claro que eu jamais faria algo do tipo “adeus Porto Alegre, só quero saber de você daqui um ano” (embora eu acredite que todo mundo tenha um pinguinho de vontade de fazer isso!), mas uma certa dose desse afastamento todo faz parte do objetivo da viagem. Juro, fiquei estas duas últimas semanas pensando nisso, se realmente gostaria de mandar as minhas notícias. Conversei com algumas pessoas, falei minha opinião, ouvi outras, e acabei por me dar conta que este sentimento é bastante comum. Se afastar, quem nunca quis?
A verdade é que o blog não obriga ninguém a escrever o que não quer, e nem a se expor a um ponto que não deseje, isso vai da escolha de cada um. O que vocês lerão aqui, antes de qualquer assunto pessoal, são palavras sobre a relação particularmente especial que está se estabelecendo entre "el mundo y mis ojos".

Enfim, sejam bem-vindos amigos, familiares e a quem mais possa interessar minhas divagações!
Beijinho.